sábado, 22 de janeiro de 2011

Prévia da Conference Round: NFC


A rivalidade mais antiga do futebol americano é composta por Chicago Bears e Green Bay Packers, que tem origem nos anos 20. Ao longo de 90 anos, as duas equipes já se enfrentaram 181 vezes, mas o jogo deste domingo às 18h no estádio Soldier Field, que poderá ser acompanhado aqui no Play-action NFL, será apenas o segundo confronto da história pelos playoffs – o outro foi há quase 70 anos. Quem vencer, estará classificado para o Super Bowl XLV, no próximo dia 6, em Dallas.


Para conseguir a classificação para os playoffs, os Packers dependiam de uma vitória sobre os Bears na última semana da temporada regular. O head coach Lovie Smith, com seu time já assegurado nos playoffs, poderia ter poupado os principais jogadores evitando o risco de contusões, mas preferiu colocar todos os titulares em campo. Nos três primeiros quartos o quarterback Aaron Rodgers não jogou bem, mas apareceu no último período e conduziu seu time à vitória por 10 a 3.

Rodgers vem sendo o melhor jogador dos playoffs até agora. Nas vitórias fora de casa sobre Philadelphia Eagles e Atlanta Falcons, o quarterback acertou 78% dos passes que tentou, para 546 jardas, 6 touchdowns e nenhuma interceptação. Aaron Rodgers construiu um recorde na NFL, somando 10 touchdowns nas primeiras três partidas de playoffs da sua carreira - somando-se a esses números (contra Eagles e Falcons) a performance na derrota para o Arizona Cardinals nos playoffs de 2009, quando Green Bay marcou 45 pontos.

Contra os Falcons, na semana passada, um desempenho que o próprio quarterback considerou a melhor de sua vida – 31/36, 366 jardas e 3 touchdowns. Nas últimas nove partidas, Aaron Rodgers vem com um índice de produtividade (rating) de 125 (o máximo é 158,3) e acumulou 22 touchdowns, contra apenas duas interceptações.

Fator primordial para a vitória na última semana da temporada regular, quando anotou seis sacks em cima de Jay Cutler, a defesa dos Packers conseguiu oito sacks nos dois jogos dos playoffs disputados até aqui. O quarterback dos Bears se recuperou na semana seguinte com 274 jardas aéreas e 2 touchdowns, incluindo um em jogada de 58 jardas com o tight end Greg Olsen. Na primeira vitória de playoff da carreira de Jay Cutler, Chicago bateu o Seattle Seahawks por 35 a 24. O quarterback também correu para 2 touchdowns.

Cutler agora enfrentará um rival diante do qual não tem um grande retrospecto – são quatro derrotas em cinco jogos contra os Packers, com 9 interceptações e 5 touchdowns - depois de levar os Bears à primeira vitória de playoff do time desde a temporada de 2006, quando o time de Chicago chegou ao Super Bowl e foram derrotados pelo Indianapolis Colts.

A diferença da partida pode estar no trabalho dos especialistas, já que os dois sistemas defensivos são muito fortes. Os Packers sofreram um touchdown de retorno de kickoff de 102 jardas anotado pelo wide receiver Eric Weems na semana passada. Desta vez, o time terá pela frente o melhor retornador de todos os tempos, Devin Hester. O wide receiver de Chicago tem 14 chutes retornados para touchdonw na carreira, recorde histórico no futebol americano, incluindo um retorno de punt de 62 jardas para a endzone na vitória sobre os Packers no fim de setembro.

Apesar de estar acostumado a atuar no frio, Green Bay joga como visitante e deve sentir a pressão do torcedor no Soldier Field. Os Packers estão jogando o melhor futebol americano dos playoffs até aqui, mesmo depois de uma temporada de muitas contusões e altos e baixos. Aaron Rodgers já fez o torcedor se esquecer de Brett Favre. Além de preciso nos passes, está se tornando um dos melhores quarterbacks do jogo correndo com a bola. A defesa comandada pelo linebacker Clay Matthews – 13,5 sacks na temporada regular e mais três em duas partidas dos playoffs – parece em sua melhor forma no ano. Em um jogo que vale passagem para o Super Bowl, é impossível cravar o vitorioso, ainda mais com tanta rivalidade em campo.

Para saber mais sobre o futebol americano, siga o Play-action NFL no Twitter e curta nossa página no Facebook.

Um comentário:

  1. Amigos!

    Enviei um e-mail à vocês e aguardo resposta!

    Parabéns pelo trabalho!!

    Abraço!!

    ResponderExcluir