domingo, 30 de janeiro de 2011

Nike volta ao futebol americano profissional a partir de 2012


No dia 12 de outubro de 2010, a NFL anunciou que a Nike será a fornecedora oficial dos uniformes da liga de futebol americano a partir de abril de 2012, trocando a Reebok, que pertence à alemã Adidas. No entanto, não se trata de um contrato de exclusividade, uma vez que outras seis marcas também estão no acordo: New Era, Under Armour, Gill, VF, Outerstuff e ’47 Brand.


A Nike produzirá os uniformes oficiais de jogo; a New Era produzirá os bonés utilizados pelos jogadores e comissão técnica na side line; a ’47 Brand produzirá os bonés convencionais de torcida; VF e Gill produzirão artigos para fãs; a Outerstuff mantém sua linha para crianças e a Under Armour permanece como patrocinadora do Scouting Combine, realizado anualmente antes do Draft.

De acordo com Charlie Denson, presidente da Nike, o negócio com a NFL torna a posição da marca no mercado norte-americano “mais forte do que nunca”. Do outro lado da história, a Reebok, por meio de um comunicado, agradeceu os dez anos de parceria com a liga de futebol americano e afirmou que vai procurar outros parceiros, como a NHL e a NBA.

Não há nada de oficial, mas de acordo com o palpite de analistas, a parceria NFL/Nike deve ter um prazo de no mínimo cinco anos e valer até US$ 1 bilhão. Vale lembrar que a Reebok pagou US$ 300 milhões por uma década de contrato.

Mudanças da NFL com a Nike

Em primeiro lugar, o logo nos uniformes. A Nike é muito mais vaidosa que a Reebok e não vai se contentar com sua marca apenas nas mangas, a exemplo que vemos com a atual patrocinadora. Provavelmente, o famoso logo deve estampar o peito dos jogadores. Quanto às outras questões estéticas, é difícil dizer, o que podemos fazer é nos basearmos nos uniformes confeccionados pela empresa para algumas faculdades para ter uma vaga noção do que está por vir em 2012.

E no Brasil? Será que a Nike vai voltar os olhos para os fãs brasileiros desesperados por futebol americano? Patrocinadora da seleção brasileira de futebol, a Nike sabe do enorme potencial do mercado nacional, ainda mais quando falamos de esportes. Suas peças publicitárias têm grande aceitação e fazem um enorme sucesso por aqui, independente da modalidade. Tenho certeza que eles devem adotar um tratamento diferente com o brasileiro.

Para saber o que acontece no futebol americano, siga o Play-action NFL no Twitter e curta nossa página no Facebook.

Nenhum comentário:

Postar um comentário