sábado, 26 de março de 2011

NFL's Chronicles #4 - Buffalo Bills


Hoje é dia de você conhecer a história de mais um time da NFL: o Buffalo Bills. Descubra como uma equipe vencedora nos anos da AFL ainda não conseguiu um Super Bowl e como chegou a um recorde histórico: quatro visitas à grande final seguidas... perdendo todas!


Quando Lamar Hunt anunciou a criação de uma liga rival a NFL, a American Football League (AFL), em 1959, um vendedor de seguros chamado Ralph C. Wilson Jr. foi procurado para ver se havia interesse em ser dono de sua própria franquia (na época, ele tinha uma parte do Washington Redskins, porém nenhum poder).

Ele rapidamente concordou e algumas cidades foram sugeridas, como Miami, Cincinnati, Buffalo, além de algumas outras. Primeiro, tentou Miami, mas a cidade o recusou. Então, depois de se encontrar com a mídia de Detroit, ele se fixou em Buffalo.

Como a maioria dos times, o nome foi escolhido por um concurso público. Buffalo Bills foi o mais votado e era o mesmo nome de um time, que existiu até 1949, de uma liga menor chamada All-America Football Conference.

Os primeiros dois anos de existência foram do mais puro sofrimento. Em 1960, a equipe amargurou a última posição da Liga. Porém, no ano seguinte eles puderam draftar o offensive tackle Ken Rice e o guard Billy Shaw, que, em 1964, mudariam tudo.

Na AFL, que era uma liga predominantemente ofensiva, os Bills ficaram conhecidos por ter uma excelente defesa. Graças a ela, eles foram a primeira equipe da AFL a conquistar 13 vitórias em 14 jogos. A defesa também conseguiu um recorde que começou em 64 e só terminou em 65: sete jogos consecutivos sem deixar o adversário fazer um touchdown por terra. Com isso, eles foram bi-campeões em 64 e 65 e chegaram aos playoffs até 66. Esses foram os anos de ouro da franquia.

Em 68, com a contusão do quarterback titular Jack Kemp, Buffalo decidiu transformar o wide receiver Ed Rutkowski em QB. O resultado foi desastroso e o time foi mais uma vez o último da Liga, mas agora eles teriam a primeira escolha do primeiro Draft combinado entre AFL e NFL. O running back O.J. Simpson foi o escolhido.

Ele virou a cara da franquia, se tornando um dos melhores da posição. Em 1973, ele chegou a ser eleito MVP, levando os Bills aos playoffs de 74, mas acabou perdendo logo no primeiro jogo, contra o futuro campeão Pittsburgh Steelers. Essa foi a única vez que a equipe disputou a pós-temporada nos anos 70.

Os anos 80 continuaram devagar, mas já houve uma melhora. Três idas aos playoffs e, em 1986, Jim Kelly chegou à Buffalo. O QB rapidamente virou um dos líderes do time que, em 88, terminou em primeiro na sua divisão. O time chegou até a final da conferência, mas caiu para o Cincinnati Bengals. Porém, foram nos anos 90 que a franquia viveu sua melhor/pior época.

O Buffalo Bills chegou quatro vezes seguidas ao Super Bowl e conseguiu perder todas! Sempre com uma campanha consistente na temporada, a equipe "amarelava" na hora da decisão e caiu primeiro em 1991, contra o New York Giants, quando era amplo favorito, por 20-19. Quando faltavam oito segundos para o final do jogo, o kicker dos Bills, Scott Norwood, perdeu um chute de 47 jardas, um dos erros mais famosos da história.

Jim Kelly lamenta mais uma derrota no Super Bowl
Depois, no Super Bowl de 1992, perderam o título para o Washington Redskin, que chegou a ir para o intervalo com a impressionante vantagem de 17-0. Depois, apenas segurando o jogo, Washington venceu por 37-24. Durante a partida, o RB Thurman Thomas perdeu seu capacete, tendo que ficar no banco durante as duas primeiras jogadas, transformando os Bills em motivo de piada.

No ano de 93, mais uma decepção. Contra o Dallas Cowboys, os Bills foram massacrados com uma derrota sonora de 52-17. Com isso, eles viraram o primeiro time da história a perder três Super Bowls consecutivos. Mas, quando parece que não tem como ficar pior... é aí que fica!

No ano seguinte, a revanche contra o Dallas Cawboys. Mas, mais uma vez, a equipe vacilou na hora "H". Vitória dos Cowboys por 30-13. Nunca uma equipe sequer chegou a quatro Super Bowls consecutivos, e esse deve ser um daqueles recordes que não veremos ser quebrados: quatro derrotas seguidas na grande final.

A equipe continuou na briga e foi aos playoffs até 1999. Desde então, ela figura como uma mera coadjuvante na NFL. Os fãs esperam a volta de um time que possa chegar ao Super Bowl, mas, dessa vez, para vencer.

Curiosidades:

- Assim que fechou com Buffalo, Wilson Jr. mandou um telegrama para Lamar Hunt, dono da AFC, com as seguintes palavras: "Eu e Buffalo estamos dentro";

- Em 1961, os Bills jogaram contra um time da Canadian Football League (CFL) chamado de Hamilton Tiger-Cats e perderam por 38-21. Na época, os Tiger-Cats eram os melhores da CFL e os Bills o pior da AFC. Com isso, eles são o único time da NFL em atividade que perdeu para uma equipe canadense;

- O time foi 17 vezes aos playoffs, quatro na época da AFC - 1963, 1964, 1965, 1966; E 13 depois da união das Ligas - 1974, 1980, 1981, 1988, 1989, 1990, 1991, 1992, 1993, 1995, 1996, 1998, 1999.

Veja abaixo um documentário, sem legendas e em cinco partes, feito pela NFL chamado "Missing rings" (O anel que faltou), sobre os Bills dos anos 90.











Quer ficar por dentro do que rola no futebol americano? Então siga o Play-action NFL no Twitter e curta nossa página no Facebook.

Um comentário:

  1. Seria bom o time lembrar da própria história, anos 60, e fortalecer a defesa nos próximos drafts. Comecei a curtir FA na época dos 4 SBs, tanto faz se perdemos, quando eramos dominantes na AFC.

    Rafael

    ResponderExcluir