sábado, 12 de março de 2011

NFL's Chronicles #2 - Atlanta Falcons


Mais um sábado chegou, e é dia de "NFL’s Chronicles" aqui no Play-action NFL. Hoje, contaremos a história de uma franquia que renasceu na temporada passada: o Atlanta Falcons.


Assim que conseguiram construir seu estádio, o Atlanta-Fulton County Stadium, os cidadãos da cidade sentiram que era o momento certo de ingressar em uma Liga profissional de futebol americano.

A princípio, eles conseguiram o direito de ter uma franquia na AFC. Porém, sabendo dos planos da Liga rival, o comissário da NFL na época, Peter Rozelle, interviu "no último minuto" e fez a cidade escolher qual Liga entraria. No dia 30 de junho de 1965, a cidade escolheu pela NFL, e uma nova franquia nasceu: o Atlanta Falcons.

O nome foi escolhido em um concurso realizado entre os cidadãos do estado da Geórgia. Mais de 500 nomes foram sugeridos, sendo o que mais aparecia era Falcons. Porém, a escolha só aconteceu após o argumento de uma professora do colegial chamada Julia Elliott. "O Falcão é uma animal orgulhoso e digno, corajoso e valente. Ele nunca solta a sua presa. É mortal e trás consigo uma enorme tradição esportiva".

Como era uma franquia novata, o time teve o direito de fazer a primeira escolha do Draft de 1966. Ela escolheu o linebacker Tommy Nobis, o primeiro jogador da história dos Falcons em 1º de agosto. Em janeiro de 1966, os Falcons contrataram Norb Hecker, assistente de Vince Lombardi na época, para ser o primeiro head coach.

Time pronto, estádio concluído, primeira escolha do Draft, head coach que era assistente do melhor da história... Falcons pronto para voar, certo? Errado. A equipe conseguiu sua primeira vitória, contra o New York Giants por 27-16 somente após nove derrotas seguidas na temporada, fechando 66 com três vitórias.

No segundo ano, o time terminou com apenas um triunfo e em 1968 conseguiu somente com três. Apesar desses primeiros três anos terríveis, as coisas melhoraram em 1969 com o novo head coach, Norm Van Brocklin. Além de ter vencido seu primeiro jogo na temporada, algo inédito, a equipe encerrou com seis vitórias e oito derrotas, uma melhora considerável.

O time foi crescendo nos anos 70, e atingiu o seu primeiro ápice em 1978, quando a franquia chegou aos playoffs pela primeira vez em sua história. A primeira partida de pós-temporada foi contra o Philadelphia Eagles e, depois de estar perdendo por 13-0, virou para 14-13. Porém, o outro encontro foi contra o Dallas Cowboys, e derrota por 27-20.

Os anos foram passando e, nos anos 80, a equipe foi fazendo melhores temporadas, sendo que os Falcons chegaram a vencer sua divisão em 1980. Mas foi apenas com a chegada dos anos 90 que o time viveria sua melhor época.

Primeiro, em 1992, o clube ganhou uma nova casa que levou apenas três anos para ser construída: o Georgia Dome, com capacidade para mais de 70 mil pessoas.

Escudo do Atlanta Falcons até 2003.

A casa nova deve ter feito bem a franquia que, em 1998, chegou até o ponto máximo da NFL: o Super Bowl. Graças ao head coach Dan Reeves, do quarterback Chris Chandler e o running back Jamal Anderson os "Dirty Birds" fecharam a temporada com 14 vitórias e apenas duas derrotas. Na grande final da NFC, eles venceram o Minnesota Vinkings por 30-27, com uma vitória na prorrogação que é lembrada até hoje pelos fãs. Apesar de embalado, o time não conseguiu superar o forte Denver Broncos.

Desde então, o clube colecionou apenas quatro idas aos playoffs e teve como acontecimento mais significativo a atualização de seu símbolo, em 2003. Em 2010, o Atlanta Falcons mostraram que estão com vontade de voar, chegando mais uma vez ao título de sua divisão. Porém, na primeira partida dos playoffs, caiu diante do Green Bay Packers.

Essa última temporada deu esperanças aos fãs do time, que esperam por um voo mais alto nos próximos anos.

Curiosidades:

- O Atlanta Falcons foi aos playoffs dez vezes: 1978, 1980, 1982, 1991, 1995, 1998, 2002, 2004, 2008, 2010;

- Antes de Norb Becker ser contratado, nomes como e Paul Brown (ex-Cleveland Brown) e Vince Lombardi (Green Bay Packers) foram cogitados;

- Entre os nomes sugeridos para o time, estavam: Knights, Bombers, Rebels, Crackers, Trashers, Lancers, Firebirds, Firebuts e (na nossa opinião o mais engraçado ) Awesome Guys (os caras "maneiros");

- A partida contra o Carolina Panthers é conhecido como I-85 Bowl, pois ambos os clubes tem suas sedes à beira da rodovia Interestadual 85;

- Eles têm três jogadores no Hall of Fame: Deion Sander (CB), Eric Dickerson (RB) e Tommy McDonald (WR). Apesar dos três, apenas Sanders está lá por seus serviços no Atlanta. Os outros tiveram uma passagem pelo time.

Abaixo, os cinco melhores momentos do Atlanta Falcons em casa:



Quer ficar por dentro do que rola no futebol americano? Então siga o Play-action NFL no Twitter e curta nossa página no Facebook.

Um comentário:

  1. Muito bom essa série Chronicles. Acho que metade da galera, assim como eu começou a acompanhar futebol americano agora e a história é muito importante pra conhecer as tradições e rivalidades, tão presentes em qualquer esporte.
    Mas, como bom torcedor do New Orleans Saints, eu tenho que virar o nariz para uma máteria sobre o Falcons e esperar ansiosamente pela história do Who Dats.

    ResponderExcluir