domingo, 13 de fevereiro de 2011

NFL x NFLPA - Acordos e conflitos


Enquanto a briga entre os jogadores e a NFL continua indefinida, o Play-action NFL relembra as duas principais greves que o futebol americano já sofreu.


1982 – Tudo parado
Em 68 e 70, a NFLPA (Associação dos Jogadores da NFL) fez duas greves que duraram pouco tempo, porém em 1982 os jogadores bateram de frente com a Liga e pararam por 57 dias, de 21 de setembro até 16 de novembro. O principal motivo era um aumento de 55% na receita bruta que a NFL dava aos jogadores.

Nesse tempo, a Associação dos Jogadores da NFL realizou dois All Star games, ambos em outubro. A ideia da NFLPA era que as principais estrelas da época participassem e fizessem propaganda da causa. Contudo poucos foram, pois nenhum deles tinha seguro de saúde e, caso se machucassem, estariam por sua conta.

Sem futebol americano e com ajuda da televisão, que não tinha jogos para passar, a greve acabou em novembro, com vitória dos jogadores. A temporada desse ano, ao invés de 16 jogos teve nove, e os playoffs tiveram 16 times, oito de cada conferência. O Washington Redskins acabou vencendo o Super Bowl.

1987 – União fracassada
A segunda grande greve aconteceu em 1987 e durou 1 mês, porém não afetou tanto a NFL, que ao invés das 16 jogos na temporada, tiveram 15. Por que? Simples. Assim que a NFLPA anunciou que não jogaria, os donos das franquias chamaram jogadores que foram cortados durante o Training Camp (treinamentos que visam o começo da temporada regular) e trouxeram diversos veteranos de volta.

A audiência da televisão pouco diminuiu e NFLPA não conseguiu criar um fundo para cobrir os salários que não seriam pagos, o que levou algumas estrelas, como Joe Montana, a furar a greve, com medo que suas anuidades fossem cortadas.

Sem apoio do público e com a classe quebrada, os jogadores voltaram em 15 de outubro. O Washington Redskins venceu o Super Bowl desse ano.

2011 – Provável greve
Depois do fracasso de 87, a classe foi reformulada, sempre buscando melhor poder de barganha aos jogadores. Porém, esse ano não houve acordo e para não parar, os jogadores querem praticamente metade dos 9 bilhões de dólares que a Liga fatura todo ano. A oferta da NFL é de "apenas" dois bilhões. Outro ponto discutido é o aumento da temporada de 16 para 18 jogos, o que tiraria dois jogos da pré-temporada.

As negociações estão suspensas, e a possibilidade de greve cresce a cada dia. Porém, aqui vai um palpite para o vencedor do próximo Super Bowl, caso a paralisação realmente aconteça: Washington Redskins, o campeão dos anos das greves.

Quer ficar por dentro do que rola no futebol americano? Então siga o Play-action NFL no Twitter e curta nossa página no Facebook.

Um comentário:

  1. Essa greve de 1987 é retratada no filme de Virando o Jogo (The Replacements) com Keanu Reeves.

    ResponderExcluir