segunda-feira, 16 de maio de 2011

Quick Pass #11 - Alysson Luiz, Diretor-Executivo da LINEFA


Neste fim de semana, a LINEFA, Liga Nordestina de Futebol Americano, deu seu kickoff com a vitória do Recife Mariners sobre o Recife Pirates por 9 x 0 e, para que você entenda um pouco mais sobre o campeonato, conversamos com Alysson Luiz, Diretor-Executivo da Liga. Ele falou sobre como são definidos os locais dos jogos, a divulgação e os planos futuros. Mais uma EXCLUSIVIDADE do Play-action NFL.


Como são definidos os locais dos jogos?

Temos alguns requisitos mínimos para que os jogos possam acontecer, não temos como definir os jogos com muita antecedência pela carência de campo e esse problema assola todo o país, todavia tentamos fazer o melhor para os atletas e para o público e pedimos para que os campos se aproximem o máximo do que exigimos no regulamento.

Vocês estão divulgando pelas cidades o campeonato?

O campeonato tem uma divulgação nas mídias locais, rádio, jornais etc. Como é o nosso primeiro torneio, não estamos fazendo a divulgação como deveria ser, mas vamos evoluindo nas divulgações, conforme o torneio for dando continuidade.

Existe uma estimativa de público?

O público varia de acordo com as cidades porque a divulgação local depende de cada time, todavia acho que teremos sempre um público superior a 500 pessoas porque todos os times são tradicionais e já tem um público cativo.

Vocês tem algum controle de quantos times existem no norte/nordeste?

Existem muitos times no nordeste mas em diversos graus: existe time iniciante, time half pad, time full pad e, todo dia surgem times, outros desaparecem. Temos, aproximadamente, 25 times no nordeste e destes, além dos 7 times já presentes na liga, outros 5 times, no mínimo, estão se equipamento para entrar na liga em 2012.

Sei que está no começo, mas já pensam em expandir a LINEFA?

Todo projeto pensa em crescer e com a LINEFA não é diferente, mesmo sabendo das dificuldades, pensamos em crescer a cada ano até termos uma quantidade razoável de times representando todos os estados do nordeste.

Qual será o envolvimento da LINEFA na AFAB?

Além de ser Diretor-Executivo da LINEFA, e presidente da Associação Nordestina de Futebol Americano, exerço o cargo de Diretor Jurídico na AFAB, então as entidades já estão bem alinhadas para tratar do futebol americano no Brasil (FABR).

Já foi passado para vocês como será feita a convocação para a Seleção Brasileira? Se sim, como será feita a análise dos jogadores?

Pelas primeiras conversas sobre a seleção braseira, será escolhida uma comissão técnica que escolherá os jogadores por vídeos, enviados de todo Brasil das mais diversas competições, isso é importante porque vai fazer com que os torneios incentivem a prática de filmagem do jogos.

Pensam em, um dia, fazer uma final contra o campeão da LBFA ou com o TTD?

Tivemos convites, já nessa primeira edição da LINEFA, para participar das duas ligas, todavia, como eu disse anteriormente, preferimos fortalecer a LINEFA, nesse primeiro momento e com certeza, em 2012, vamos voltar a conversar com as ligas para tentar equacionar o problema da distância e dos custos para realizar uma viagem de longa distância e tentar fazer um verdadeiro torneio nacional, mas tudo isso será feito em sua devida hora.

Quer ficar por dentro do que rola no futebol americano do Brasil? Então siga o Play-action NFL no Twitter e curta nossa página no Facebook.

Nenhum comentário:

Postar um comentário