terça-feira, 5 de abril de 2011

Quick pass #6 – Humberto Costa, organizador do AFAB Coaching Season 2011


No AFAB Coaching Season 2011 conversamos também com Humberto Costa, um dos grandes financiadores do evento e sócio-diretor da SAB. Descubra como foi o papo e ele já promete: "Esse foi o primeiro de muitos".



O que é a SAB?
A SAB, Sports Action Brazil, é uma empresa de consultoria esportiva para corporações e atletas do ramo esportivo. Nós trabalhamos com atletas do Brasil que desejam atuar no esporte universitário americano com bolsa de estudos.

Como vocês entraram em contato com os técnicos?
Tanto eu quanto o meu sócio, Rodrigo Minozzo, fomos universitários nos EUA, porém jogávamos tênis. Quando retornamos ao Brasil fomos introduzidos ao futebol americano, e foi quando sentimos a necessidade da profissionalização do esporte. Então, nós usamos nossos contatos no exterior e falamos com Jack Reed, diretor da IFAF (Federação Internacional de Futebol Americano). Foi ele quem nos conduziu por todo o processo juntamente com a AFAB (Associação de Futebol Americano do Brasil) até chegarmos ao técnico Specht e ao técnico Merrit.

Você já conhecia a IFAF antes desse contato?
Eu conhecia a IFAF, mas não a organização como um todo. Eu sabia o que significava, a importância deles, mas não tinha um contato direto nem conhecia bem a ação deles no mundo.

A SAB bancou o evento sozinha?
O primeiro evento foi de uma iniciativa própria, sem apoios financeiros. Nós tivemos muito apoio de mídia, mas sem investimentos financeiros de patrocinadores.

Quanto foi gasto para a realização desse evento?
Essa é uma pergunta difícil de responder... Nós estamos fazendo agora um levantamento final sobre quanto foi gasto, mas posso afirmar que foi um valor considerável.

Houve ajuda da AFAB?
Sim, ela é o órgão que representa o futebol americano no Brasil. No final de 2010, começamos a conversar com a antiga diretoria da AFAB, pois eu, como empresa, não poderia ter acesso ao futebol americano nem a IFAF sem a ajuda da Associação.

Como foi feita a divulgação?
O boca-a-boca ajudou muito, além das redes sociais que foram de grande ajuda. Porém, nós não fizemos investimentos na divulgação, não fizemos investimentos diretos. Usamos nosso network pessoal para espalhar a notícia no meio do futebol americano.

Houve dificuldade de achar um lugar?
Sempre há uma dificuldade muito grande para conseguir apoio. Nós trabalhamos e buscamos apoio com diversas ligas para conseguirmos um espaço que desse a infra-estrutura necessária para que os participantes tivessem acesso e os treinadores pudessem fazer as palestras com tranquilidade.

Existirão mais eventos?
Esse é o primeiro de muitos. Desde o início, nosso propósito foi começar com uma estrutura de profissionalismo para o futebol americano. Nós sentimos que a única forma de começar seria trazendo a cultura americana para o Brasil.

Matéria por Fábio Gomes e Gilberto Rodrigues.

Quer ficar por dentro do que rola no futebol americano no Brasil? Então siga o Play-action NFL no Twitter e curta nossa página no Facebook.

2 comentários:

  1. Boa tarde pessol, muito boa a materia.
    Meus parabens pelo evento ao pessoal da SAB,um evento impar no Brasil que conhece muito pouco sobre o esporte.

    Anderson Cruz

    ResponderExcluir
  2. Muito bom mesmo!
    Grande iniciativa e trabalho desse pessoal, ja estou na fila para o próximo evento.

    Olha só, a empresa esportiva que deixa de patrocinar eventos como esse, com certeza não tem visão do esporte global.

    Um abraço ao pessoal da SAB.

    Lazaro Ramos

    ResponderExcluir