sábado, 23 de abril de 2011

NFL's Chronicles #8 - Cleveland Browns


Hoje é dia de mais um NFL's Chronicles. Leia agora a história do Cleveland Browns, um dos maiores vencedores da história do futebol americano da era pré-Super Bowl.


O Cleveland Browns foi fundado em 1946 pelo empresário Arthur B. “Mickey” McBride como membro da All-America Football Conference (Liga de futebol americano que desafiou a NFL de 46 a 49). Pouco tempo depois de conseguir a franquia, McBride nomeou Paul Brown como vice-presidente, general manager e head coach.

Paul ganhou tantos cargos pois já era uma figura conhecida na cidade, por conta de seu trabalho como coach na Universidade Ohio State Buckeyes. Por isso, o nome Brown foi escolhido, justamente para homenageá-lo.

Na época, o coach realizou o maior recrutamento da história do futebol americano profissional, pegando jogadores tanto da universidade onde trabalhava, quanto jogadores da marinha, time que treinou durante a Segunda Guerra Mundial.

Por isso, os Browns ganharam todos os quatro campeonatos da AAFC. Destaque para 1948, quando eles se tornaram o primeiro time profissional a vencer um campeonato de futebol americano invicto. Durante essa época, eles perderam apenas quatro jogos.

Porém, em 49, a AAFC se dissolveu e a NFL concordou em pegar três clubes da Liga: o San Francisco 49ers, o Baltimore Colts (mais tarde Indianapolis Colts) e o Cleveland Browns.

A estreia da equipe aconteceu em 1950, justamente contra o atual campeão da NFL, o Philadelphia Eagles. Era consenso na época que os Browns iriam perder feio, pois se destacavam apenas por jogar em uma liga menor. Resultado: Browns 35-10, uma lavada!

Esse jogo foi apenas o primeiro da temporada, que terminou com os Browns vencendo 10 jogos e perdendo apenas dois. Nos playoffs, eles bateram o New York Giants e o St. Louis Rams na final da NFL, 30-28, conseguindo seu primeiro título no futebol americano.

No ano seguinte, os Browns pegaram os Rams mais uma vez na final, mas dessa vez perderam por 24-17, a primeira vez que a franquia perdia um campeonato. Depois, em 52 e 53, duas derrotas para o Detroid Lions na final da Liga, o que não diminuía o medo que as outras equipes tinham do clube.

Em 1954, depois de três vices, o time retomou o título de campeão. Eles pegaram o Detrid e acabaram com a franquia, não deixando margem para dúvida de quem era o melhor: 56-10. Em 55, mais uma final e mais um título. Nessa época era fácil torcer para os Browns.


Em 57, a equipe draftou o fullback Jim Brown, que rapidamente se tornou um dos grandes nomes da história do futebol americano. Tudo corria bem para o clube, até que Art Modell assumiu.

Ele comprou a franquia de David Jones (que havia comprado de McBride em 53) em 1961. Rapidamente, uma briga de poder entre Paul Brown e Modell começou e, em 62, o técnico que havia "feito" a franquia foi demitido.

Quem assumiu foi o assistente de Brown, Blanton Collier. Ele não fez feio, tanto que em 1964 ele conseguiu mais um titulo ao bater o Baltimore Colts por incríveis 27-0. Ele ainda levou a equipe para mais algumas boas campanhas, até se aposentar e ser substituído pelo coordenador de ataque Nick Skorich. Então começou a ficar difícil.

Nos anos 70, os Browns conseguiam fazer boas campanhas em sua divisão, mas nunca avançavam muito longe nos playoffs. O maior destaque dessa época são os "Kardiac Kids". Esse foi o apelido que o time ganhou por sempre vencer seus jogos de maneira apertada.

Os anos 80 talvez tenham sido os melhores da equipe na era pós-Super Bowl. O time chegou à sete playoffs em dez anos, conquistando sua divisão por cinco vezes. Porém, como sempre, o sonho do Super Bowl sempre ficou distante.

Uma reviravolta aconteceu na história da franquia em 1995. Modell, irritado com o estádio velho que jogava (leia mais no Chronicles do Ravens) decidiu mudar seu time para outra cidade. Todos se mobilizaram para impedir que ele tirasse o nome Brown da cidade e, de fato, conseguiram. Ele levou os jogadores e os técnicos, mas os Browns ficaram em Cleveland.

O time ficou desativado por três anos até que seu estádio novo, o Cleveland Browns Stadium, ficasse pronto. Em 1999 a cidade pôde celebrar a volta de seu time... até o jogo começar.

A reestreia foi justamente contra o Pittsburgh Steelers, seu principal rival. Os Browns tomaram um vareio e perderam por, nada menos, que 43-0. Esse foi só o começo de uma temporada horrível, que terminou com duas vitórias e 14 derrotas.

Desde então, o time se tornou apenas um mero coadjuvante no futebol americano, conseguindo chegar aos playoffs apenas uma vez após os anos 2000. Os fãs esperam que o time possa ressurgir direito, honrando sua história que a cidade batalhou para manter.

Curiosidades:

- O time chegou aos playoffs 28 vezes: 1950, 1951, 1952, 1953, 1954, 1955, 1957, 1958, 1964, 1965, 1967, 1968, 1969, 1971, 1972, 1980, 1982, 1985, 1986, 1987, 1988, 1989, 1994, 2002 – na NFL e 1946, 1947, 1948, 1949 – na AAFC;

- O nome "Browns" é uma homenagem a Paul Brown. Porém, o head coach queria que o time chamasse Panthers;

- Como a NFL não reconhece os títulos da AAFC, o Cleveland Browns é o time com a temporada de estreia mais vitoriosa;

- Nos anos 80, os Browns fizeram os Steelers, seu principal rival, passar vergonha. Eles venceram por 51-0, derrota que só foi "retribuida" no dia em que a franquia reestreou no futebol americano.

Veja um vídeo dos Browns:



Quer ficar por dentro do que rola no futebol americano? Então siga o Play-action NFL no Twitter e curta nossa página no Facebook.

Um comentário:

  1. Maceió-Al


    Muito boa iniciativa, me diverti e aprendi muito lendo as 8 NFL's Chronicles publicadas até agora aguardo ancioso pela continuidade e reinicio das mesmas, abrs.

    Rennany

    ResponderExcluir