domingo, 3 de abril de 2011

AFAB Coaching Season 2011 – o primeiro dia


Chagamos à UniCid por volta das 8h da manhã. Na frente da faculdade, diversas camisas de futebol americano se acumulavam esperando o momento de entrarem. Presidentes, head coaches, jogadores... Encontramos até o diretor de desenvolvimento da IFAF (Federação Internacional de Futebol Americano), que ajudou a trazer o evento ao Brasil.


“Fizemos recentemente um evento na África, com muito sucesso. Esse é o primeiro no Brasil, o primeiro de muitos, e tenho certeza de que este será um sucesso”, afirmou o americano Jack Reed (a entrevista completa com ele você verá em breve).

Depois de entrarmos, conversamos com alguns presidentes que estavam presentes, como Julio Adeodato, do Recife Mariners, que veio do nordeste apenas para presenciar o evento. “Aprendemos muito graças à internet, mas queremos aprender mais, por isso estamos aqui. Para aprimorar os treinos, a parte tática e até como se organizar”, afirmou.

Participantes antes da palestra.
Nos encaminhamos ao auditório em seguida, onde as palestras seriam realizadas. Silvio Santos Jr., comentarista do BandSports e um dos organizadores do evento, fez uma breve introdução para os cerca de 60 fanáticos pelo esporte que lá estavam. Não demorou e Paulo Mancha, também comentarista do BandSports, assumiu o microfone para dar uma palestra sobre a história do esporte.

Mancha fez uma comparação, em nossa opinião excelente, sobre o princípio da NFL com a situação atual do Brasil. Por meio de fotos antigas, ele mostrou como a Liga americana demorou a engrenar e o quanto sofreu com falta de público e com condições ruins dos gramados, fato muito semelhante ao que acontece em nossa terra.

Logo depois, o coach Chris Merrit assumiu para falar sobre táticas ofensivas. Com o auxílio de um retroprojetor antigo, que faz uso de transparências, ele começou a explicar o mesmo modo de atacar de diferentes maneiras.

Ele mostrava como diferentes formações (Shotgun e Wildcat, por exemplo) poderiam ser executadas da mesma maneira usando o running back, contanto que a linha ofensiva se portasse de jeito semelhante. Uma senhora aula!

Depois do almoço, o coach Merrit terminou de fazer sua apresentação e, então, foi a vez do coach Steve Specht falar da parte defensiva. Com o auxílio de cadeiras, que eram a linha ofensiva, Specht mostrou diferentes maneiras de se defender. Sempre pedindo a ajuda de voluntários da platéia, ele mostrou corretas formas de bloquear. Outra "pu..." aula.

Da esquerda para a direita: coach Merrit, Jack Reed e coach Specht.
Ao fim das explicações, uma mesa redonda com membros da AFAB foi feita, onde os presentes puderam tirar suas dúvidas sobre os projetos da instituição, o que ela pretende fazer e as ações que já foram tomadas (uma entrevista com Flávio Skin, Diretor Executivo da AFAB, você também irá ler em breve).

Ao final do primeiro dia, a feliz surpresa pegou alguns dos participantes. “Fui felizmente surpreendido. Para falar a verdade, estava meio receoso, com medo de não dar certo, até porque era o primeiro evento”, afirmou o presidente do Vasco da Gama Patriotas, Felipe "Rugboy". “Porém deu tudo certo, foi muito bom”, concluiu.

Round table com diretores da AFAB, Jack Reed da IFAF e Silvio Santos Jr.
Essa foi a tentativa de resumir um dia cheio e, aguarde, pois amanhã tem mais.


Quer ficar por dentro do que rola no futebol americano no Brasil? Então siga o Play-action NFL no Twitter e curta nossa página no Facebook.

2 comentários:

  1. Pena que isso só acontece em UM lugar do imenso país que é o Brasil =(

    ResponderExcluir
  2. ae gilberto aqui é o manning, o muleque do young rhynos
    Curti seu blog mano
    abççç

    ResponderExcluir