quinta-feira, 1 de setembro de 2011

Como funciona o mercado da NFL


Há pouco tempo recebemos uma dúvida do leitor Vinícius Sass sobre como funciona o mercado do futebol americano. Abaixo, resumimos os principais tópicos que você precisa saber sobre as transações da NFL.


Vamos do começo. Na NFL, todos os times têm um teto salarial para pagar seus jogadores. De acordo com o novo CBA (acordo entre a Liga e a Associação dos atletas) todas as franquias devem gastar no máximo R$
185 milhões e no mínimo R$ 108 milhões com os esportistas. Caso passe ou fique abaixo destes limites, haverá uma multa e o time poderá perder até escolhas no draft. Mas o que isso tem a ver com contratações?

As franquias só podem adquirir um jogador de outra equipe por meio de trocas. Diferentemente do “soccer”, não existe a compra. Por exemplo:
Digamos que um time “X” tem um jogador que ganha 10. Caso interesse, ele pode trocar com outro time por um atleta que ganha 10 ou por 2 que ganham 5, e assim por diante. Algumas vezes, um atleta aceita receber menos para poder atuar por uma equipe mais competitiva. Isso acontece para as franquias sempre se manterem dentro do teto e do piso salarial.

A única maneira de um time trazer um jogador sem perder nenhum é com o free agent (agente livre). Assim que o contrato de um atleta acaba, ele fica livre para assinar com qualquer clube. Neste ano, por exemplo, o Philadelphia Eagles trouxe diversos jogadores sem contrato, como Jason Babin (ex-Titans) e Nmandi Asomugha (ex-Raiders). 

Caso um jogador muito importante para a franquia vire free agent, a franchise tag pode ser usada, como foi o caso dos Colts com Peyton Manning.

Existe também o Draft, que é realizado ao final da temporada. Lá, os times chamam jogadores que ainda não estão na Liga (jogavam pelas universidades ou em outros países) para atuarem na NFL (Entenda o draft clicando aqui). Os atletas melhores colocados do Draft ganham melhores contratos. Caso não seja draftado, o jogador pode virar free agent e negociar com qualquer time.

Esse é um breve resumo para você entender melhor como funciona as negociações da NFL. Qualquer dúvida, sobre regra, mercado ou qualquer coisa ligada ao futebol americano faça como o Vinícius e nos mande um email ou um tweet que nós tentaremos esclarecer da melhor forma possível.

Faça como Vinícius e mande sua dúvida para playactionnfl@playactionnfl.com!

Próximo assunto: Draft suplementar.

Vote agora mesmo no Play-action NFL para o prêmio TopBlog 2011 na categoria esportes. Seu blog de informações sobre o futebol americano.

Um comentário:

  1. Muito obrigado por postarem minha sugestão! :D
    Adorei o artigo

    ResponderExcluir