terça-feira, 21 de dezembro de 2010

Análise - Semana 15 da NFL



Massacre dos Chargers em cima dos 49ers, Falcons classificados para os playoffs, virada extraordinária no clássico entre Eagles e Giants, Jets vencem fora de casa e outros destaques da semana 15 na NFL.




Chargers eletrocuta 49ers

No Thursday Night Football, jogo que o Play-action NFL disponibilizou através do blog, o San Diego venceu, sem dificuldade, por 34 a 7 uma espécie de clássico californiano contra o San Francisco 49ers. Com retrospecto fantástico no mês de dezembro nos últimos anos, os Chargers vão dando em 2010 mais uma demonstração de que pode chegar aos playoffs e com força suficiente para disputar uma vaga no Super Bowl.

Os Chargers chegaram a uma campanha de 8 vitórias e 6 derrotas, com esse triunfo. Precisam ser campeões da Divisão Oeste da AFC, divisão esta liderada pelo Kansas City Chiefs, com 8 vitórias e 5 derrotas para irem aos playoffs.

O grande nome foi o quarterback Philip Rivers, na partida entre Chargers e 49ers. Ele acertou 19 de 25 passes para um ganho de 273 jardas, 3 touchdowns e nenhuma interceptação. Antes do intervalo, dois dos passes para touchdown de Rivers ao wide receiver Vincent Jackson deram ao San Diego uma vantagem de 17 a 0. O time só controlou a posse de bola e a vitória depois disso.

Com uma campanha de 5 vitórias e agora 9 derrotas, os 49ers  incrivelmente ainda sonham com os playoffs, já que disputa o título da Divisão Oeste da NFC, a mais fácil da NFL. Com 6 vitórias e 7 derrotas, os líderes são o Saint Louis Rams e o Seattle Seahawks. Os 49ers ainda enfrentam os dois rivais nas últimas rodadas e precisam de duas vitórias e de pelo menos mais uma derrota de cada um, para irem aos playoffs: Rams e Seahawks.


Com a melhor campanha da NFL, o Atlanta Falcons garantiu sua vaga nos playoffs da NFL. Fora de casa, o time fez sua parte e chegou à oitava vitória consecutiva com os 34 a 18 sobre o Seattle Seahawks, mas os resultados dos primeiros jogos do dia já foram suficientes para classificar os Falcons. Desde 1998, quando perdeu o Super Bowl para o Denver Broncos, o Atlanta Falcons não ganha oito partidas consecutivas.

O Atlanta lidera a Divisão Sul da NFC com 12 vitórias e 2 derrotas. Na última rodada da temporada regular os Falcons vão receber em casa o Carolina Panthers, time de pior campanha na NFL, e basta mais uma vitória em dois jogos para o time ganhar sua divisão e garantir a melhor campanha da conferência, podendo jogar em casa todas as partidas de playoffs rumo ao Super Bowl.

Na partida, contra o Seattle, o destaque foi o quarterback Matt Ryan, com 20 passes certos em 35 tentativas, 174 jardas e 3 touchdowns.

Apesar da campanha ruim de 6 vitórias e 8 derrotas, os Seahawks ainda podem ir aos playoffs como campeões da Divisão Oeste da NFC. O time tem a mesma campanha do Saint Louis Rams, que perdeu em casa para o Kansas City Chiefs. Seahawks e Rams se enfrentarão na última rodada da temporada regular.

Os Jets vencem no Heinz Field

Em outro jogo importante e emocionante, que o Play-action NFL disponibilizou, da semana 15 da NFL, o New York Jets conseguiu uma importantíssima vitória de 22 a 17 sobre o Pittsburgh Steelers, no Heinz Field, na Pennsylvania. Os dois times têm boas chances de irem aos playoffs da AFC, ambos com uma campanha de 10 vitórias e 4 derrotas.

Os Jets ainda sonham com o título da Divisão Leste, mas devem se contentar com a vaga de wild card, sabendo que será difícil alcançar o New England Patriots. Já os Steelers têm a mesma campanha do Baltimore Ravens na liderança da Divisão Norte, mas dependem só de si nas duas próximas rodadas para irem aos playoffs como campeões de divisão.

Eagles viram para cima dos Giants, em New York

No clássico que o Play-action NFL não deixou de fora, o Philadelphia Eagles conseguiu uma virada impressionante em cima do New York Giants, em New York, e com vitória por 38 a 31 assumiu a liderança da Divisão Leste da NFC faltando duas rodadas para o fim da temporada regular da NFL.

O jogo foi decidido a 14 segundos do fim em um punt retornado para touchdown de DeSean Jackson. O jogador decretou a virada depois de receber a bola na linha de 35 jardas do campo de defesa, deixou a bola cair no chão, mas se recuperou e passou no meio da marcação adversária antes de chegar à end zone.

Com 9 vitórias e 4 derrotas cada uma, os times chegaram à partida empatados. Agora, os Eagles passam à frente, dando um passo muito importante rumo aos playoffs. O time já garantirá o título da divisão e a vaga nos playoffs com mais uma vitória. Já que ficou difícil ganhar a divisão – o time precisa vencer seus jogos restantes e torcer por duas derrotas dos Eagles – com 9-5, os Giants lutam para avançar como wild card para os playoffs.

O Philadelphia foi para o intervalo sem ter anotado nenhum touchdown, perdendo por amplos 24 a 3 e com um desempenho discreto do quarterback Michael Vick.

O time melhorou no terceiro quarto, quando marcou um touchdown e diminuiu o prejuízo, e teve desempenho quase perfeito no período final da partida para anotar quatro touchdowns e sair de campo com uma vitória determinante para os playoffs.

Nos últimos 7min28s de jogo, a virada veio com dois touchdowns lançados e um corrido de Vick, antes do punt retornado de forma incrível por DeSean Jackson. Vick, um dos favoritos a MVP da temporada, acertou 21 de 35 passes para 242 jardas, 3 touchdowns e 1 interceptação. Ele ainda correu para incríveis 130 jardas. Destaque para Eli Manning pelos Giants, com 23 passes acertados de 39 tentados para 289 jardas, 4 touchdowns e 1 interceptação.

Outros destaques transmitidos pelo Play-action NFL

Em outro duelo decisivo entre times da mesma divisão, o Indianapolis Colts bateu o Jacksonville Jaguars por 34 a 24 em casa e empatou na liderança da AFC Sul. Os dois times têm agora oito vitórias e seis derrotas cada um.

O astro dos Colts, o quarterback Peyton Manning, trabalhou menos no jogo aéreo - lançou 39 bolas, acertou 29 para 2 touchdowns - e contou com o bom desempenho do running back Donald Brown - 129 jardas e um touchdown. O wide receiver Austin Collie também foi bem e anotou dois touchdowns. Após alguns jogos ruins, Manning ficou sem sofrer nenhuma interceptação pela segunda semana seguida.

Os Colts agora só dependem de si para ganhar a divisão e se classificarem para os playoffs. O time pega os já eliminados Oakland Raiders, fora, e Tennessee Titans, em casa nas últimas rodadas. Já os Jaguars precisam ganhar seus jogos e contar com um tropeço dos Colts para seguirem para os playoffs.

O Baltimore Ravens bateu o New Orleans Saints por 30 a 24 dentro de casa, ainda na briga pelos playoffs. O running back Ray Rice foi o grande destaque dos Ravens ao correr para 153 jardas e conseguir mais 80 recebendo, com 2 touchdowns.

Com a derrota do Pittsburgh Steelers para o New York Jets, os Ravens, com 10 vitórias e 4 derrotas, têm agora a mesma campanha dos Steelers na liderança da Divisão Norte da AFC. Mas, pelos critérios de desempate, são os Steelers que só dependem de si para ficar com a divisão. O time de Baltimore tem ainda chances grandes de ficar com uma das vagas de playoffs como wild card.

New Orleans Saints, o atual campeão do Super Bowl, derrotado, está em situação parecida. O time teve quebrada uma série de seis vitórias seguidas, apenas das 267 jardas lançadas por Drew Brees, que ainda foi responsável por 3 touchdowns e 1 interceptação. Com 10 vitórias e 4 derrotas, o time ficou para trás do Atlanta Falcons (12-2) na Divisão Sul da NFC.

Os Saints vão a Atlanta e precisam quebrar a série de oito vitórias seguidas dos Falcons para ainda sonharem com a divisão, na próxima rodada. O problema é que, na última rodada, o Atlanta recebe o pior time da NFL, o Carolina Panthers, e dificilmente vai tropeçar. O New Orleans, se ganhar um de seus últimos dois jogos, pode se garantir nos playoffs como wild card.

Nessa semana, teve ainda uma importante vitória do Kansas City Chiefs por 27 a 13 em Saint Louis. Com 9 vitórias e 5 derrotas, os Chiefs seguem com um jogo de vantagem para o San Diego Chargers na liderança da Divisão Oeste da AFC. Os Chiefs irão aos playoffs se vencerem seus últimos dois jogos, em casa contra Oakland e Tennessee.

O Miami Dolphins e o Tampa Bay Buccaneers perderam de forma surpreendente em casa para os fraquíssimos Buffalo Bills e Detroit Lions, respectivamente, e deram adeus aos playoffs.

Patriots mantém grande fase vencendo Packers em jogo emocionante

O quarterback Matt Flynn jogou muito bem e teve a chance de sair de campo como herói em seu primeiro jogo como titular na NFL. Mas vacilou no fim da partida e não conseguiu levar o Green Bay Packers à vitória sobre o New England Patriots, partida que o Play-action NFL disponibilizou ao vivo, pelo Sunday Night Football. A vitória por 31 a 27 foi a 12ª de New England na temporada de 2010. Desde dezembro de 2008, o time comandado por Tom Brady não perde uma partida de temporada regular atuando em casa, no Gillette Stadium. São 16 vitórias seguidas como mandante.

Todas as previsões indicavam uma vitória fácil de New England, pela longa sequência de vitórias em casa e pela fase espetacular de Tom Brady, que chegou à partida com 19 touchdowns e nenhuma interceptação nas últimas oito partidas. Aliás, o quarterback passou ileso novamente nas 24 tentativas que fez diante de Green Bay, chegando a 292 passes consecutivos sem ser interceptado, novo recorde da NFL para uma única temporada. Além disso, pesava contra Green Bay a inexperiência de Flynn, reserva que ganhou a condição de titular após Aaron Rodgers não se recuperar de sua segunda concussão no ano.

Durante a maior parte do jogo, o jovem quarterback dos Packers aparentou não sentir a pressão da estréia, transmitida pela TV aberta em horário nobre nos Estados Unidos. Ele terminou o jogo acertando 24 de 37 passes tentados para 251 jardas e 3 touchdowns. Seu maior erro foi a única interceptação da noite, retornada por Kyle Arrington por 36 jardas para um touchdown que deu a New England a vantagem por 21 a 17.

Flynn mostrou poder de recuperação e comandou um drive de 13 jogadas e quase sete minutos em que seu time avançou por 69 jardas e recuperou a liderança no placar após uma recepção de seis jardas do full back, adaptado como running back, John Kuhn.

O inexperiente Flynn fez o Green Bay começar o último quarto vencendo por 24 a 21, contrariando todos os prognósticos. Os Packers tiveram a chance de ampliar a vantagem para dez pontos, mas o Green Bay não conseguiu avançar a bola e saiu de campo apenas com um field goal de 19 jardas de Mason Crosby, que deixou o placar em 27 a 21, depois de ter um first down na linha de 2 jardas do campo de ataque.

Os Patriots voltaram a pontuar com um field goal de 38 jardas de Shayne Graham. A defesa de New England apareceu, sacou Flynn forçando um punt dos Packers rapidamente na sequência. Em menos de três minutos, com bons passes e ótimas corridas do baixinho Danny Woodhead, Brady finalizou o drive com um passe de dez jardas para o tight end Aaron Hernandez.

Matt Flynn iniciou um drive na marca de 43 jardas do próprio campo a 4min22 do fim, precisando caminhar 57 jardas para dar a vitória aos Packers. Arriscou um passe longo no segundo play e foi interceptado por Brandon Meriweather, mas a jogada foi anulada por uma falta dos Patriots. O ataque avançou até a linha de 24 jardas do campo dos Patriots, mas um sack de Dane Fletcher provocou uma perda de oito jardas e complicou as coisas. Flynn conseguiu levar o Green Bay Packers à marca de 15 jardas, faltando 24 segundos. Sem tempo para pedir, Green Bay perdeu segundos preciosos para se posicionar para a jogada seguinte e, quando a bola entrou em jogo novamente, restavam apenas cinco segundos. Matt Flynn precisava de um passe na end zone para tentar a sorte, mas foi sacado por Tully Banta-Cain, no lance que selou a vitória dos Patriots.


Debaixo de neve, o Chicago Bears venceu o Minnesota Vikings por 40 a 14 e garantiu a sua vaga nos playoffs da NFL, conquistando o título da divisão Norte da NFC. Jogo que pôde ser conferido no Play-action NFL. Foi o terceiro título de divisão dos Bears nas últimas seis temporadas - em 2006, o time chegou ao Super Bowl, quando foi derrotado pelo Indianapolis Colts.

O jogo foi disputado no estádio da Universidade de Minnesota, a céu aberto, uma vez que o Metrodome ainda não foi reconstruído depois que o teto cedeu por causa de uma forte nevasca na semana passada. No início da partida, nevava, os termômetros marcavam -1ºC e a sensação térmica era de -18ºC.

Os Vikings contaram com o veterano quarterback Brett Favre, que era considerado desfalque até sábado com uma contusão no ombro direito. No entanto, a condição do jogador melhorou nas 48 horas que antecederam ao jogo e o atleta foi escalado como titular depois de se sentir bem durante o aquecimento.

Favre começou o jogo muito bem, comandando um drive de seis jogadas, 60 jardas, que terminou com touchdown de 23 jardas anotado em conexão de Favre com o wide receiver Percy Harvin.

Mas, na segunda posse de bola, Favre errou e sofreu sua 19ª interceptação na temporada, conquistada por Julius Peppers. Os Bears aproveitaram a recuperação de bola e anotaram seus primeiros pontos na partida com field goal de 29 jardas de Robbie Gould.

Em seguida, os Bears viraram o placar com uma jogada que Jay Cutler   conseguiu em uma conexão de 67 jardas com Johnny Knox, que anotou o touchdown. As coisas pioraram para Minnesota no começo do segundo quarto quando Brett Favre foi sacado por Corey Wooton. O veterano quarterback bateu a cabeça no gramado em razão da queda e foi obrigado a sair da partida, sendo substituído pelo calouro Joe Webb. Este deve ter sido o último Monday Night Football da carreira de Favre, que tem 20 temporadas na NFL e dificilmente continuará jogando em 2011.

Com o novato em campo, a situação se tornou praticamente inviável para os Vikings. Webb acertou 15 de 29 passes que tentou para 129 jardas e sofreu duas interceptações. Já Jay Cutler, conseguiu ser eficiente, fechando a partida com 194 jardas, 3 touchdowns e uma interceptação.

Devin Hester foi o grande destaque da partida, que escreveu seu nome nos livros de recordes da NFL. Ele retornou um punt por 64 jardas para touchdown no terceiro quarto. Este foi o 14º chute retornado para a end zone na carreira de Hester, superando a melhor marca de todos os tempos, que havia sido estabelecida por Brian Mitchell. Hester conseguiu outro retorno longo, de 79 jardas, em um kickoff minutos antes de quebrar o recorde.

Confira os melhores momentos de todos os jogos da semana 15:

Parte 1



Parte 2



Parte 3


Se a temporada regular terminasse nesta rodada, assim ficariam os playoffs:



Acompanhe também o Play-Action NFL no Twitter e na página do Facebook.

Nenhum comentário:

Postar um comentário