segunda-feira, 4 de abril de 2011

Quick pass #3 – Chris Merritt, head coach


Durante toda essa semana, o Play-action NFL divulgará conteúdos EXCLUSIVOS que fez na cobertura do AFAB Coaching Season 2011, que aconteceu neste fim de semana. Abaixo, veja uma entrevista com Chris Merritt, head coach da Miami Chistopher Columbus High School e head coach do Team USA (seleção americana de futebol americano sub-19), que falou sobre a situação atual do futebol americano no Brasil e o que ele espera do esporte nos próximos anos.


O que você acha do futebol americano no Brasil?
Eu acho que é novo, eu acho que está crescendo... Fico feliz em ver todo esse interesse por esse evento. O que temos aqui? Umas 80 pessoas? É um bom começo, pois quando todos se reúnem para um objetivo comum, que é se aprimorar, se vê que vai melhorar.

Você vê crescimento nos próximos anos?
Quando você vê tantos times de futebol americano no Brasil se juntando para melhorarem, eu acho que é o começo de algo que vai explodir em breve.

Você esteve em outros países divulgando o esporte?
Eu estive na Suécia por dois anos e na Alemanha por cinco, além de ter treinado nos EUA por grande parte da minha carreira.

Como é o futebol americano brasileiro comparado com o desses países?
A Suécia está um pouco à frente porque eles começaram antes. Mas, eu acho, que eles têm o mesmo tipo de estrutura. Ninguém joga futebol americano profissionalmente e lá muitos jogadores também são coaches, assim como no Brasil. Mas eles têm algumas vantagens por conta dos anos.

Que tipo de vantagens?
Eles têm patrocinadores, que é um ponto principal. Vocês descobrirão, com o tempo, que o principal problema será encontrar empresas dispostas a colocar dinheiro no esporte para que os times consigam melhores camisetas, sholders, capacetes... Essa será a grande luta do FABR (futebol americano no Brasil).

Coach Chris Merrit tirando dúvidas no intervalo das palestras.
O que mais o Brasil pode fazer para desenvolver o futebol americano?
Coisas assim. A exposição. Juntar as equipes, divulgar eventos como esse na internet, na televisão... Isso ajuda o esporte. Outra coisa são as categorias de base. O país precisa recrutar novas pessoas para jogarem futebol americano, dar a oportunidade para que crianças também possam fazer parte do jogo, afinal, os jogadores de hoje não jogarão para sempre.

Abaixo, veja um vídeo do DVD que o coach participa, para ter uma ideia de como foi a aula dele no AFAB Coaching Season 2011:




Quer ficar por dentro do que rola no futebol americano no Brasil? Então siga o Play-action NFL no Twitter e curta nossa página no Facebook.

Nenhum comentário:

Postar um comentário